ATÉ QUE PONTO NOS ABANDONAMOS EM DEUS?

Você já parou para pensar o quanto Deus (aquele que te sonhou e te gerou) te ama? E se você já fez isso, pergunta para ti mesmo: " Quanto eu amo a Deus?". E "o Quanto esse amor me permite me abandonar Nele!?".

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A verdadeira amizade...



O que é ser amigo? É, dentre outros, ser capaz de levar o outro a sorrir junto, festejar, brindar...mas crescer junto! Se somos incapazes de ajudar o outro a ser melhor, a ver seus erros, a ajudar nos acertos...se somos incapazes de orar juntos, chorar juntos, nos amarmos tal como somos, então amizade verdadeira não há. Feliz é aquele que tem um amigo em Cristo: “quem achou este amigo encontrou um tesouro”!
No dia de hoje, dedicado aos amigos, Deus nos convida pessoalmente a pensar naqueles que já chamamos e ainda chamamos ‘amigos’. O que temos feito para preservar tais amizades? Por quais razões temos desistido de nossos amigos? O que tem nos decepcionado em nossos amigos... e em que o ‘eu’ também deixa e deixou a desejar?

Certo é que, infelizmente, não estamos livres da chance de nos decepcionar com nossos amigos, mesmo com aqueles que chamamos de irmãos, de ‘melhores amigos’...aqueles que um dia despertaram nosso maior apreço...aquela vontade boa de querer sempre seguir junto pela vida: sonhos comuns, ou partilhados.....risos comuns, estórias comuns....alegrias comuns...tristezas divididas!

Mas se as pessoas queridas podem nos decepcionar, vale lembrar que comumente também podemos decepcioná-las (a humanidade não está apenas do outro lado da margem...). Então, hoje é tempo para repensar! Perdoar e buscar de coração reatar a confiança, a graça, o amor que já vivemos com dadas pessoas que a vida, de alguma forma, nos afastou (por nossos orgulhos, vaidades, traições, limitações...distâncias, atribuições, atribulações). Tempo de ir ao encontro: do amigo-irmão; do amigo-filho; do amigo-pai,mãe; do amigo-amigo,amiga; do amigo-esposo,esposa...do amigo-Cristo.

Hoje é tempo de pensar: em que medida somos o perfeito amigo para exigir uma perfeita amizade!? E se falamos em perfeição, não há como deixar de pensar no modelo de amigo: Cristo! Cristo...seu, meu, nosso amigo fiel, sempre presente (mesmo com nossas tamanhas ausências), sempre consolador (mesmo quando não temos tempo para meditar sua paixão, suas dores e de seus filhos), sempre fiel (por mais que o traiamos diariamente com nossos pecados), sempre disposto a amar e perdoar (mesmo quando não o amamos como a nós mesmos.....quando não perdoamos como esperamos que Ele nos perdoe...quando temos ‘preguiça’ ou ‘falta de tempo’ para buscar seu perdão como ele ensinou).

Somos assim: humanos demais para compreender, humanos demais para nos colocar no lugar do outro! Mas com Deus é possível... “amar-nos uns aos outros como Ele nos tem amado”, “perdoar as nossas ofensas assim como nós esperamos ser perdoados por Deus”... insista: Com Deus é possível... Esta era a ética anunciada por Cristo: usar a mesma medida para julgar e amar como julgamos e amamos a nós mesmos...

Pensemos em como até mesmo Cristo foi traído e abandonado na cruz por seus seletos e melhores amigos. Pensemos! Cristo (que a todos conhecia e sondava) escolheu pessoalmente 12 amigos para sempre o acompanhar e tudo compartilhar: 1 o entregou para malfeitores por poucas moedas, 1 negou diante de todos ter lhe conhecido (e instantes antes foi justamente o mesmo que lhe jurou amor eterno), 09 não lhe prestaram qualquer socorro (não ajudaram a carregar a pesada cruz, não lhe deram qualquer palavra de conforto, não choraram a sua dor, não caminharam ao seu lado no calvário, não tomaram qualquer medida para aliviar a dor dos espinhos...das quedas...das chicotadas...dos pregos....da lança....da cruz!). E hoje... fazemos diferente, ou trocamos nosso amigo Cristo, ainda, por poucas moedas? Onde estamos com o corpo e a mente quando Cristo novamente morre no sacrifício do altar e da santa comunhão... quando seus filhos (imagem e semelhança sua) esperam de nós mais do que indiferença?

É preciso pensar nisso não mais como algo distante. Ora, todos sabemos que Cristo sofreu, morreu por nós e blábláblá...será que tomamos este acontecimento como via de reflexão diária ou encaramos como blábláblá....!!!!??? É preciso trazer o modelo de amigo para nosso dia-a-dia! Mesmo após tamanho descaso, abandono, traição, quebra de confiança de seus amigos íntimos, Cristo dividiu o que conquistou com a Cruz só com o único apóstolo que ficou aos pés de sua Cruz? Cristo manifestou e concedeu a Ressurreição apenas para João? Cristo amou, após todo sofrimento, só a João? Cristo, já ressuscitado, visitou só a João e só a ele disse “a paz esteja contigo”? Cristo mandou seu Espírito Santo só para João? Cristo permaneceu amigo só de João? Lembre: só João esteve com Ele na hora da dor... e a todos Cristo distribuiu igual amor!

Agora nós?!? Como sofremos (tal como Cristo sofreu) quando tantos seletos amigos parecem não se importar com nossas cruzes, nossas dores...como nos sentimos injustiçados (às vezes com cega razão, sem nem ouvir as razões contrárias...às vezes com razões reais...) e preteridos... traídos, ou abandonados, ou pouco amados, ou nem tão amados como amamos, não tão presenteados como presenteamos, não tão atendidos como atendemos...

A diferença está no fato de que, longe de sermos tão perfeitos e verdadeiros amigos como Cristo era para seus amigos (e é para nós), nos sentimos no direito de crucificar os amigos como Cristo não fez (e não faz conosco). Como, ao fim, deixamos de nos amar por tão pouco...
No dia do amigo, que possamos, como Cristãos, buscar valorizar os amigos que Deus nos deu... que conquistamos, que nos conquistaram....que a vida trouxe, que os maus entendimento levaram (ou querem levar...) ...e que os tantos bons momentos vividos e os bons motivos para reconciliação impere sobre as causas de afastamento.... insisto: Com Deus é possível...

No dia do amigo: valorize um, se lembre de um, reconquiste um, perdoe um, busque um, celebre com um, chore com um, entenda um, ouça um, ore por um...ria com um, dê o melhor de si para todos!!!! Veja o que há de melhor em todos...

Jesus esteja convosco...
Paz e Bem

2 comentários:

  1. veja que ser-humano é muito complexo no seu modo de pensar e ver o mundo e as formas a sempre uma transformação que anda junto com você e comigo que traz influencia de outra gerações.
    Lembra-se de abraão seus filhos e netos história de superação.
    O rei do Egito a travésia do mar vermelho.
    A procura da terra que mana leite e mel a tal terra prometida pelo nosso senhor.
    Deus de Israel, Deus dos Hebreus.
    Vivendo no mundo de hoje eu começo a pensa na coisa que ah no mundo e atrai.
    O ser que não é capaz de refletir e vive na escuridão numa sombra.
    Numa caverna descrita pelo os filósofos.
    Porque eles não vem pra luz.
    Vai encontra um novo mundo a onde a esperança para vida.
    Encontrará vida em abundância. e para tudo isso a uma saida jesus

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Gui!
    Acho que o pulo do gato é as pessoas perceberem que vivem uma falsa visão de felicidade oferecida pelo mundo. Que costumo chamar de "Breu desfarçado de Luz..."!
    Deus te guarde e ilumine seus pensamentos...
    Paz e Bem

    ResponderExcluir

Obrigado por sua contribuição. Deus te abençoe...!